AESP participa nas competições Equamat e Mat 12

AESP participa nas competições Equamat e Mat 12

 

Na semana de 22 a 26 de fevereiro, os alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas concelhio (cerca de 70 alunos) participaram nas competições Equamat Mat 12, respetivamente, que devido à pandemia, decorreram online. Promovidas pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro (UA), as competições envolveram 69 escolas do país, mais de 1900 alunos e um total de 4512 provas, numa dinâmica mobilizadora que pareceu contrariar o afastamento social que o afastamento físico provoca, corporizando uma participação em massa de alunos e professores com responsabilidade várias e transversal a diferentes níveis. No agrupamento público de escolas de todo o município de Caminha, coube a tarefa de dinamização da participação à Margarida Ferraz, do grupo 500, de Matemática.

 Os alunos foram desafiados a responder, em trinta minutos, a vinte níveis com quatro questões cada, pondo à prova os seus conhecimentos matemáticos, mas sobretudo proporcionando um momento de aprendizagem lúdica, com fundamentos pedagógicos, devidamente enquadrados nas faixas etárias e graus de ensino dos participantes.

O cenário de confinamento vivido não demitiu os docentes do agrupamento das suas funções pedagógicas e do seu compromisso no acompanhamento dado aos alunos, facultando experiências que valorizam a sua aprendizagem e os preparam para contextos futuros de atuação.

A determinação e persistência dos professores e alunos eleva assim o reconhecimento da posição central da escola na organização social e na construção da identidade humana, oferecendo, com otimismo, a esperança de se gerar uma sociedade mais capaz para enfrentar todos os desafios que cada marco evolutivo impõe.

Foi assim, nesta intrépida resposta ao desafio, que os cerca de 70 alunos do nosso agrupamento representaram a nossa comunidade, sendo meritória a sua entrega, face aos constrangimentos

JCR | GabCom AESP

Related Articles

Lisboa

Lisboa

Bonecos de Neve