Campanha Laço Azul

CAMPANHA LAÇO AZUL 2021
"Serei o que me deres ... Que seja amor."

Agrupamento de Escolas de Sidónio Pais em parceria com a CPCJ de Caminha

Tendo a Escola um papel preponderante na prevenção dos maus-tratos e na educação de cidadãos responsáveis, conscientes e livres, consideramos que este mês deve ser assinalado, reavivando a história do laço azul em todas as Escolas do nosso Agrupamento, sensibilizando e envolvendo toda a comunidade escolar para a prevenção dos maus tratos na infância.

Neste sentido, durante a última quinzena deste mês (Abril) decorrerá a CAMPANHA LAÇO AZUL - "Serei o que me deres ... Que seja amor" integrando várias atividades a desenvolver junto dos alunos, das suas famílias e toda a comunidade em geral, nomeadamente:

- Serei o que me deres...Que Seja Amor"

(Diálogo e reflexão sobre a história do laço azul / temática, juntos dos alunos desde o pré-escolar ao secundário, incentivando à sua criatividade para a realização de trabalhos e atividades, com a colaboração dos educadores e professores nomeadamente da disciplina de Cidadania e Expressão Plástica).

- "Cuida bem de mim, com Amor"

(Atividades em Família, incentivando participação/ envolvimento das mesmas.
O objetivo é, em família, elaborar um laço, enviar uma foto, um desenho, outra atividade criativa e alusiva da frase que dá nome a está atividade, para o email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

- Sessão de Sensibilização junto das turmas de 1⁰ ciclo da EBS Vale do Âncora
Semana de 19.04 a 23.04

Sessões organizadas pelos Líderes Digitais da EBS Vale do Âncora, com a coordenação da professors Maria José Sampaio, em colaboração com o Serviço Social (assistente social Ilda Reis) e  SPO (psicóloga Liliana Castro).

- "Como a minha escola cria esperança"
Dia 29.04 na EBS Vale do Âncora

Esta atividade é organizada pelos Líderes Digitais, com a coordenação da professora Maria José Sampaio, em Celebração do 41⁰ Aniversário da Make- A- Wish.

- "Sentimentos de Cor Azul"(A Escola veste de Azul)

Dia 29-04 na EBS Vale no Âncora
Dia 30-04 na EBS Sidónio Pais em Caminha

Os maus tratos é uma realidade severa, sendo em número elevado as crianças maltratadas no nosso país e em todo o mundo.
Deste modo, queremos Homenagear todas as crianças vítimas de maus tratos, apelando para que todos vistam nos dias assinalados uma peça de roupa ou acessório de cor de Azul em homenagem a estas crianças.

Lança-se assim o desafio da realização de um laço azul humano nas turma.

- "Desafio da CPCJ de Caminha"

Para toda a comunidade local, a CPCJ de Caminha lança o desafio de cada família elaborar um laço azul e colocar na janela da sua residência, partilhando as fotos nas redes sociais, com #campanha laço azul.

A história do laço azul demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público em geral relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.
Cada um de nós deve ser um cidadão ativo, responsável e livre.

Contamos com a participação de Todos.

Ilda Reis
Assistente Social