Orçamento Participativo 2024

Encontra-se a decorrer o Orçamento Participativo de Escolas que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.

Trata-se de uma iniciativa que tem os diretores de turma como aliados insubstituíveis.

Incentiva-se a participação dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário nesta nova edição do OPE. Relembro que esta é uma excelente oportunidade para melhoria dos nossos espaços e/ou aquisição e reforço de equipamentos e recursos.

Em anos anteriores, com esta verba,  foram adquiridos, entre outros materiais e equipamentos, o microondas, equipamentos para música, mobiliário para a sala de alunos, banco de jardim, livros e jogos.

Numa turma podem surgir várias propostas apresentadas individualmente ou por diferentes grupos de alunos.

Nesta edição do OPE-Inclui, que mantém a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e bem-estar, desafiamos as escolas a proporem projetos que, no contexto dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, mostrem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva, pode promover a inclusão, sobretudo dos mais vulneráveis.

Na Escola Básica e Secundária de Caminha a responsável pelo acompanhamento da atividade é a Rosária Carrilho e na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora o responsável pelo acompanhamento da atividade é o  Flamiano Martins pelo que, eventuais dúvidas deverão ser esclarecidas junto dos mesmos.

Poderão consultar toda a informação em : https://opescolas.pt/

Regulamento

OPE2024 Caminha

OPE2024 Vale do Âncora