Oferta Formativa

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias

Curso Científico -Humanístico de Ciências Socioeconómicas

Curso Científico -Humanístico de Artes Visuais

Curso Científico -Humanístico de Línguas e Humanidades

Image

Curso Profissional Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes

Descrição da Qualificação

Efetuar a instalação, a configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Matriz



O que faz?

  1. Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.
    • Instalar, configurar e gerir redes informáticas, otimizando o funcionamento dos protocolos de redes estabelecidos, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados à criação de configurações robustas e seguras;
    • Proceder à instalação, configuração e manutenção de topologias de rede, com recurso a cablagem UTP, fibra ótica, redes sem fios e outras tecnologias disponíveis para a criação de infraestruturas físicas e lógicas adequadas, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;
    • Instalar, configurar e gerir redes ponto-a-ponto ou cliente-servidor, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;
    • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de equipamentos de redes, nomeadamente, routers, switches, NICsservidores e outros periféricos de rede, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados.
  2. Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, serviços (e-mail, web, proxy, firewall, etc,) sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
    • Instalar e configurar computadores isolados (standalone) ou ligados em rede e os principais tipos de periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos em geral, de acordo com as suas características e especificações técnicas;
    • Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos (baseados em Windows e Linux), configurar e administrar serviços (e-mail, web, proxy, etc,) utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos.
  3. Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), Webe-mail.
Fonte: Catálogo Nacional de Qualificações







Image

Curso Profissional Técnico/a de Desporto

Descrição da Qualificação

Participar no planeamento, na organização e no desenvolvimento do treino de modalidades desportivas, individuais ou colectivas, bem como organizar e dinamizar actividades físicas e desportivas em contexto de ocupação de tempos livres, animação e lazer.

Matriz




O que faz?

  1. Elaborar o plano anual de preparação em colaboração com os técnicos de grau superior responsáveis pela modalidade desportiva:
    • Definir os objetivos de preparação em função da análise do nível de desenvolvimento dos praticantes.
    • Definir os conteúdos das etapas de preparação e organizar programas elementares de treino.
  2. Coadjuvar na preparação e organização das sessões de treino:
    • Colaborar na definição dos objectivos da sessão de treino em função do plano de preparação e dos níveis de prática desportiva dos praticantes;
    • Colaborar na seleção dos exercícios e dos meios necessários para a sessão de treino.
    • Organizar e manter atualizados os dossiês de treino.
  3. Orientar, com supervisão de um técnico de grau superior, as sessões de treino com vista ao aperfeiçoamento dos praticantes na modalidade desportiva, promovendo o cumprimento das regras da modalidade e das regras de disciplina:
    • Definir os elementos técnicos e tácticos da modalidade.
    • Dar indicações sobre o funcionamento e manutenção do material e equipamento utilizado.
    • Dirigir os exercícios estabelecidos para a sessão de treino.
  4. Organizar a participação e orientar os praticantes em competição, com supervisão de um técnico de grau superior:
    • Organizar competições não formais, criando condições de equidade de participação e valorizando o gosto pela modalidade e pelo espírito desportivo.
    • Organizar e orientar os praticantes na preparação e na realização da competição.
    • Avaliar os praticantes e a equipa em competição.
  5. Colaborar na avaliação dos resultados das sessões de treino em função da sua adequação aos objectivos estabelecidos, sob supervisão de um técnico de grau superior:
    • Registar o desempenho dos praticantes de acordo com os critérios de êxito e indicadores de execução definidos.
    • Analisar a informação dos registos de avaliação efectuados tendo em conta os objectivos estabelecidos.
    • Propor ao técnico de grau superior eventuais ajustamentos aos programas de treino de acordo com a interpretação dos resultados da avaliação e visando a melhoria do desempenho dos praticantes.
  6. Participar, sob supervisão de um técnico de grau superior, no planeamento e coadjuvar na implementação de actividades, individuais ou de grupo, de melhoria da aptidão física, no âmbito do treino desportivo:
    • Colaborar no diagnóstico das necessidades individuais relativamente à melhoria da aptidão física.
    • Colaborar na elaboração de planos de atividades.
    • Coadjuvar no acompanhamento e orientação de atividades de melhoria da aptidão física, individuais ou de grupo;
    • Colaborar na avaliação dos resultados.
    • Propor, ao treinador responsável, alterações aos planos de atividades de acordo com a avaliação dos resultados.
  7. Participar na conceção e implementação de programas de actividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres:
    • Colaborar no planeamento e organização de actividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres.
    • Coadjuvar na dinamização das actividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres.
    • Colaborar na avaliação da programação e das actividades desenvolvidas e propor os ajustamentos necessários, visando o cumprimento dos objectivos e a melhoria do serviço prestado.
  8. Coadjuvar o técnico superior no aconselhamento aos praticantes na adopção de hábitos saudáveis e de cuidados de higiene na sua vida quotidiana.
    • Colaborar na definição dos objectivos para uma vida diária saudável no respeitante a uma alimentação equilibrada e ao repouso adequado, em função do praticante.
    • Colaborar na sistematização da informação aos praticantes no que concerne aos fatores de risco.
Fonte: Catálogo Nacional de Qualificações



Image

Curso Profissional Técnico/a de Informática - Sistemas

Descrição da Qualificação

Efetuar a instalação, a configuração e a manutenção de ferramentas, equipamentos e sistemas informáticos, suportados em diferentes plataformas e sistemas operativos, e proceder à gestão e administração de base de dados e ao desenvolvimento de software, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Matriz




O que faz?

  1. Efectuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais e sistemas operativos e utilitários, de acordo com as necessidades dos utilizadores e a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
    • Instalar e configurar computadores isolados ou em rede e periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos, de acordo com as suas características técnicas;
    • Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos e utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos;
    • Instalar, configurar, parametrizar e gerir software de administração de redes, nomeadamente na monitorização e manutenção da rede.
  2. Proceder à instalação, configuração e parametrização de aplicações de gestão empresarial, tendo em conta o plano de instalação, os requisitos funcionais e o plano de acessos adequados ao cliente ou serviço, utilizando o software adequado, nomeadamente, utilizando ferramentas aplicacionais como o processamento de texto, folha de cálculo e apresentação gráfica.
  3. Proceder à gestão e administração de bases de dados, a fim de implementar um sistema de informação numa organização ou empresa, tendo em conta os sistemas informáticos adequados.
    • A análise da informatização existente através das diferentes técnicas e metodologias de análise e usando os instrumentos informáticos apropriados, desenvolver as aplicações necessárias;
    • O desenvolvimento de aplicações informáticas, utilizando diferentes linguagens de programação;
    • A implementação de base de dados, tendo em conta as técnicas e os procedimentos adequados.
  4. Desenvolver e implementar sistemas de IntranetInternet, com recurso ao hipertexto, hipermédia e acesso a bases de dados.
    • Desenvolver programação para a Webe proceder à formatação de páginas em hipertexto para Intranet e Internet;
    • Planear, instalar e gerir servidores Intranetou Internet em ambiente Web, de acordo com o projeto de estrutura de servidores Web.

Fonte: Catálogo Nacional de Qualificações



1º Ciclo

2º Ciclo

3º Ciclo

Pré-Escolar

EDPS - Educação Patrimonial e Sustentabilidade

CD - Competências Digitais