XXVIII Arraial Minhoto

Arraial Minhoto bate todos os recordes de afluência!

No dia 2 de junho de 2023, todos os caminhos foram dar à Escola Básica e Secundária de Caminha. Foi um verdadeiro mar de gente que se juntou nessa noite para participar na edição do 28º Arraial Minhoto, evento organizado pelo Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha com a chancela da Câmara Municipal e o apoio da Vila Praia de Âncora e da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.

O recinto da EBS de Caminha engalanou-se a preceito para receber as várias centenas de pessoas que acorreram para saborear a bela sardinha assada ou a bifana no pão, sempre servidas com boa disposição e muita alegria pelos assistentes operacionais.

A sobremesa ficou a cargo das Associações de Pais de Caminha e de Vila Praia de Âncora.

A noite começou ao som dos bombos do grupo Vira a Bombar, associação bem conhecida no seio da comunidade caminhense.

Logo de seguida, entraram em palco duas atrações de peso: o Etnográfico de Vila Praia de Âncora e o Rancho Folclórico de Dem que têm desempenhado uma ação meritória na recolha, preservação e divulgação do legado etno-folclórico do concelho de Caminha.

Pequenos e graúdos, desafiados a interagir e a fazer parte do espetáculo, renderam-se à riqueza das danças tradicionais do nosso folclore.

O Grupo ROCONORTE foi rei e senhor ao longo de quase duas horas, brindando o numeroso público de todas as idades com um espetáculo quer musical quer visual, que aqueceu noite dentro o ambiente com temas dos grandes êxitos da música popular portuguesa.

Por último, o fogo de artifício IVOshow pintou bem alto o céu de diferentes luzes e cores, evidenciando o saber da arte milenar da pirotecnia.

Vídeo: Inês Santos

A Diretora do Agrupamento do Concelho de Caminha, Maria Esteves, garante que o Arraial Minhoto é uma aposta ganha e uma referência de marca do AECC, com impacto a todos os níveis na comunidade, valorizando as tradições e preservando o património imaterial minhoto.

É assim há 28 anos, apenas interrompido durante o período da pandemia: o AECC abre portas para uma noite emblemática que se assume cada vez mais plena de singularidade e rica em identidade, seja pela proximidade com as suas gentes, seja pelo fortalecimento do espírito de comunidade.

Fotos > Luís Valadares

Gabinete de Comunicação AECC