ErasmusDays

Nos dias 12 e 13 de outubro realizaram-se os ErasmusDays em ambas as escolas do nosso Agrupamento. Com o trabalho em equipa de um clube fantástico, foi possível proporcionar momentos de muita alegria e cultura a todos, desde os miúdos aos mais graúdos.

Ambas as escolas estavam cheias de ideias e os membros do clube já tinham as mangas arregaçadas. A manhã de quinta feira foi atarefada. O objetivo era promover ao máximo as atividades e surpresas que estavam a ser desenvolvidas então e era preciso sinalizar as escolas. Foram espalhados, nas paredes, vários códigos QR de acesso a um questionário para alargar o conhecimento sobre a União Europeia e o Clube Erasmus. Para além disso, foram tiradas imensas fotografias, com cenários alusivos ao programa e ao espírito Erasmus, com diversos membros da comunidade escolar.

Na escola de Caminha, realizou-se uma caça ao tesouro em duplas que até direito a prémios e docinhos teve. Foi também afixado um cartaz onde qualquer um podia escrever o que significava o Erasmus para essa pessoa e um outro onde, os mais astutos, podiam conectar fotografias de emblemáticos lugares europeus à sua localização.

Já em Vila Praia de Âncora, jogaram-se vários jogos tradicionais de países onde membros do clube foram anteriormente em mobilidade, feitos com garrafas de água, o que ajudou a promover a sustentabilidade que é, também, um dos objetivos do programa. Para além disso, foram feitas várias pinturas faciais alusivas à Europa e à União Europeia, que os mais novos adoraram.

Na sexta feira, foram-se desenvolvendo as mesmas atividades em ambas as escolas com a adição de um outro questionário em Vila Praia de Âncora e um lindíssimo momento musical na escola de Caminha, por parte da Maria Beatriz Fernandes do 12ºA, que encantou a todos com os temas “Desfolhada” de Simone de Oliveira e “Amar pelos dois” de Salvador Sobral.

Em suma, foram momentos muito especiais que vieram realçar os objetivos e o espírito que o clube e o projeto Erasmus visa promover!

(notícia realizada por alunos do clube Erasmus+)