Visita de estudo à Cividade de Âncora/Afife

Depois de concluída a primeira deslocação prevista no plano de trabalho de Educação Patrimonial e Sustentabilidade, no quadro da Autonomia e Flexibilidade Curricular, cumprindo a articulação interdisciplinar e com a comunidade, o 8ºA VPA da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora realizou uma caminhada à Cividade de Âncora/Afife. Sob a orientação pedagógica dos docentes José Carlos Loureiro e Joaquim Celestino Ribeiro, os alunos e professores foram acolhidos neste núcleo museológico a céu aberto pelo NAIAA - Núcleo Amador de Investigação Arqueológica de Afife, que, desde o primeiro momento, mostrou total disponibilidade para o envolvimento e partilha, favorecendo a relação institucional que reflete o compromisso educativo com a escola.

No local, para além do confronto com as vivências do passado que marcam a ocupação do nosso território, os alunos tiveram a oportunidade de ver e tocar peças únicas, algumas mesmo raras, como um ponta de seta recolhida de câmara fúnebre (mamoa).

Testemunhando o vínculo artístico e a identidade com o mundo natural, foi ainda visitado um espaço onde se encontram visíveis gravuras, com formações circulares concêntricas, fazendo a ligação ao que se entende poder ser a descrição do sentimento dos povos de então face aos fenómenos naturais observados, o movimentos dos astros e outros.

Com esta atividade se encerrou o ano letivo da turma, deixando em aberto possibilidades de trabalho futuro.

JCR | GabCom AESP