WEBINAR: Compreender as Crianças com PHDA - Estratégias Educativas Pedagógicas
DATA: 04.03.2026
HORÁRIO: 18H00
MODALIDADE: Online – Via ZOOM
DESTINATÁRIOS: Pais/EE, Educadores e Professores, Assistentes Operacionais, Técnicos Especializados no contexto escolar e os outros profissionais a trabalhar com crianças e jovens.
INSCRIÇÃO GRATUITA, mas obrigatória, através do Link:
No âmbito do Projeto Educar para o Sucesso Escolar, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAB+) /Serviço Social do Agrupamento de Escolas do Concelho de CAMINHA em colaboração com a Clínica INOVE Saúde no dia 04.03.2026, às 18h00 Via ZOOM, promove mais uma sessão do Ciclo “À Conversa com Pais…”, dedicada a uma temática de elevada relevância no atual contexto educativo:
COMPREENDER AS CRIANÇAS COM PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO - Estratégias Educativas Pedagógicas
Esta Conversa é dinamizada por:
Cristiana Mendes
Paula Ribeiro
Psicólogas Clínicas na Inove saúde
Moderadora: Ilda Reis, Assistente Social do GAB+ do AECC
Fundamentação: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma das condições do neurodesenvolvimento mais frequentes em idade escolar, com impacto significativo no comportamento, na autorregulação e no rendimento académico dos alunos. No contexto educativo, manifesta-se frequentemente através de dificuldades de atenção sustentada, impulsividade e níveis elevados de atividade motora, podendo interferir com a aprendizagem, a participação em sala de aula e as relações interpessoais. Assim, torna-se essencial que os profissionais de educação compreendam a natureza da PHDA e reconheçam os seus sinais precoces.
Este Webinar surge da necessidade de capacitar docentes e outros agentes educativos para uma leitura informada e prática da PHDA em contexto escolar. Para além do enquadramento teórico, pretende-se apoiar a identificação de sinais de alerta e a compreensão do impacto real desta perturbação no funcionamento diário dos alunos, promovendo uma intervenção pedagógica mais ajustada e inclusiva.
Com uma forte orientação para a prática, a sessão apresentará estratégias simples, baseadas em evidência, que podem ser aplicadas na gestão da sala de aula para aumentar o foco, a participação e a conclusão de tarefas por parte de alunos com PHDA.
Deste modo, o Webinar pretende contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas, promovendo o sucesso académico e o bem-estar dos alunos com PHDA, bem como o fortalecimento das competências dos profissionais que com eles trabalham diariamente.
Objetivos do Webinar:
- Compreender a PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) e reconhecer como se manifesta no contexto escolar
- Saber o que observar: identificar sinais de alerta e compreender o impacto no comportamento e no rendimento escolar;
- Intervir com confiança: aplicar estratégias pedagógicas e de gestão de sala, simples e baseadas em evidência, para aumentar o foco, a participação e a conclusão de tarefas;
- Passar da teoria à prática: analisar um estudo de caso e definir estratégias concretas para implementar no dia a dia com alunos com PHDA.
Esta Conversa é especialmente para TI se és PAI /MÃE, Educador/a ou Professor/a.
Outros interessados no tema podem participar, nomeadamente técnicos especializados, assistentes operacionais e outros profissionais no contexto escolar e na intervenção com crianças e jovens.
Bem-haja a Sua participação!
Ilda Reis
Assistente Social (OAS 02487)


Office 365
Moodle










